NASA: Sonda da NASA pode ter encontrado evidências de vida passada em Marte

 ESTRUTURAS COM ORIGEM BIOLÓGICA NO DESERTO DO ATACAMA SÃO MUITO PARECIDAS COM FORMAS ENCONTRADAS EM MARTE (FOTO: REPRODUÇÃO)




Muito antes de David Bowie, as pessoas já se perguntavam se havia vida em Marte. Desde o século 19, a questão intriga cientistas e capta a imaginação de muita gente. Mas, até hoje, nenhuma prova concreta foi encontrada, certo? Segundo uma pesquisa recente publicada na revista Nature, pode não ser bem assim. Pesquisadores da Universidade do Arizona foram até El Tatio, no deserto chileno do Atacama, para fazer investigações e descobriram algo muitocurioso.
O motivo da escolha foi o lugar é o cenário mais parecido com Marte na face da Terra: temperaturas baixas durante a noite e altos índices de radiação ultravioleta. Ali, eles encontraram os chamados estromatólitos: estruturas formadas em ambientes que são (ou já foram) úmidos quando colônias de micróbios juntam sedimentos como depósitos de sílica.
O curioso? Estruturas muito parecidas foram encontradas em Marte em 2007 pela sonda Spirit da Nasa, enquanto explorava a cratera Gusev, próxima ao equador marciano. Ainda não dá para afirmar muita coisa, mas você pode entender um pouco mais a descoberta assistindo ao Luneta Live* dessa semana.
E mais: o segundo fatal para a sonda da ESA que se estilhaçou no planeta vermelho, missão Cassini se prepara para entrar em fase final e uma foto maravilhosa das Plêiades vem à tona.
*O Luneta Live é transmitido ao vivo todas as sextas na página da Revista Galileu no Facebook. O programa vai ao ar entre 16h e 17h para comentar as notícias astronômicas mais interessantes da semana, com análises sobre as histórias espaciais que viraram manchete no mundo todo. Acompanhe a seção também nas edições impressas da revista para ficar por dentro das principais novidades da astronomia e da exploração espacial! 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.