Tudo o que você precisa saber sobre a volta da Nokia





Recentemente, circularam na internet imagens de um suposto novo smartphone da Nokia. Claro, os saudosos fãs ficaram emocionados com a possibilidade do retorno da empresa que já foi líder do mercado de celulares. A seguir falamos tudo o que sabemos sobre o tal aparelho e o eventual retorno da companhia.

É MAS NÃO É

Quando a Microsoft levou por US$ 7,2 bilhões a unidades de smartphones da Nokia, comprou a parte da empresa responsável pela a fabricação de dispositivos móveis. Assim, desde 2013, o que restou da empresa finlandesa focava apenas em infraestrutura de telecomunicações.

A marca "Nokia" ficou disponível para licenciamento para que outras marcas pudessem construir aparelhos com o logo a empresa. Foi o que aconteceu em 2014, quando a Nokia emprestou o nome para que a Foxconn criasse o tablet N1 (lançado apenas na China). Além de emprestar a marca, a Nokia concebeu o aparelho, repassando a fabricação (um dos pontos de prejuízo na empreitada da Nokia nos smartphones).
Na época do negócio com a Microsoft, a empresa do Windows ficou com exclusividade sobre a marca "Nokia" no mercado de smartphones por 18 meses, encerrada no final do ano passado. Bom, o esquema da Microsoft com a Nokia não durou, e agora os finlandeses podem licenciar a marca para qualquer fabricante.
Isso é o que deve acontecer com os supostos novos smartphones. No último mês de outubro, um executivo da Microsoft na Ásia afirmou que a fabricante HDM Globalprocurou tanto a Microsoft quanto a Nokia para lançar aparelhos. Seriam, pelo menos, dois modelos. A FIH Mobile seria outra fabricante com a promessa de um modelo com a marca Nokia.
Sendo assim, temos a promessa de três telefones concebidos, mas não fabricados pela Nokia. Assim, não dá para garantir que eles terão a construção sólida dos aparelhos clássicos da empresa.
ANDROID

Depois de não conseguir transformar o Symbian em uma plataforma de smartphones e passar pelo fiasco do Windows Phone, o aparelho da Nokia fará o que deveria ter acontecido há muito tempo. O bichão deve rodar Android.

Uma versão customizada já rolava no tablet N1. E pode ser que isso aconteça novamente. Um suposto aparelho batizado de D1C foi avistado no site de análise de desempenho GeekBench . E surpresa: o tal aparelho roda Android 7 Nougat!
ESPECIFICAÇÕES

Bom, pelas fotos é possível ver um conector USB-C e a (polêmica) entrada P2. O tamanho da tela também chama a atenção. Especula-se que existirão modelos de 5 e 5,5 polegadas.

Segundo o Gizmodo India, a resolução será de 2K. Entre as outras especificações, estariam processador Snapdragon 430 de 1.4 GHz, GPU Adreno 505 graphics, memória de 3GB of RAM e armazenamento de 32GB. Além disso, as câmeras seriam de 16 MP (traseira) e 8 MP (frontal), ambas com vídeo Full HD. O aparelho também teria certificação IP68, à prova d'água e poeira.
QUANDO

Diferente fontes apontam para o primeiro semestre de 2017 para o lançamento, mas ainda não há data definida. É possível que no MWC, principal evento da telefonia celular que acontece no final de fevereiro em Barcelona, os aparelhos sejam apresentados oficialmente. Veremos.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.