Nasa descobre imenso reservatório de gelo enterrado em no planeta MARTE
Gelo está escondido sobre uma fina camada de terra na Utopia Planitia - NASA
RIO — Pesquisadores da agência espacial americana descobriram um imenso reservatório de gelo enterrado na região conhecida como Utopia Planitia, formada pelo impacto de um meteoro. De acordo com estimativas, a quantidade de água armazenada é maior que a do Lago Superior, o maior dos Grandes Lagos. A descoberta traz novas informações para o entendimento da história do planeta vermelho e abre novas fronteiras para futuras missões de exploração.
A descoberta foi feita com base em dados coletados pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter. Os pesquisadores examinaram informações coletadas por um radar de penetração no solo, que revelou o reservatório que se estende por área superior a do estado do Novo México. A profundidade do depósito varia de 80 metros a 170 metros, com composição entre 50% e 85% de água congelada, misturada com poeira e rochas.
— Este depósito provavelmente foi formado pelo acúmulo de neve que formou uma camada de gelo misturado com poeira durante um período na história de Marte, quando o eixo do planeta era mais inclinado do que é hoje — disse Cassie Stuurman, pesquisadora do Instituto de Geofísica na Universidade do Texas e líder do estudo publicado no periódico “Geophysical Research Letters”.Hoje, o eixo de Marte é inclinado em 25 graus, o que faz com que grandes quantidades de gelo se acumulem nos polos. Em ciclos de aproximadamente 120 mil anos, a inclinação do planeta varia para quase o dobro da atual, fazendo com que os polos se aqueçam e a água se espalhe para latitudes médias. Foi durante um desses períodos que o reservatório recém descoberto foi formado.
O volume de gelo armazenado não é tão grande, representando menos de 1% do total conhecido no planeta. Entretanto, é o maior reservatório enterrado sob uma fina camada de solo, de fácil acesso para astronautas em futuras missões. Além disso, a Utopia Planitiaé uma região já conhecida pela Nasa: o módulo Viking 2 pousou no local em 1976.
— Esse depósito é provavelmente mais acessível que a maior parte da água em Marte, porque está em uma latitude relativamente baixa e está numa região plana e lisa, onde pousar uma espaçonave seria mais fácil que em outras regiões com gelo enterrado — disse Jack Holt, da Universidade do Texas e coautor da pesquisa.
Nenhum comentário: