Nasa descobre imenso reservatório de gelo enterrado em no planeta MARTE

Depósito de fácil acesso pode servir como fonte de água para futuras missões
Gelo está escondido sobre uma fina camada de terra na Utopia Planitia - NASA

RIO — Pesquisadores da agência espacial americana descobriram um imenso reservatório de gelo enterrado na região conhecida como Utopia Planitia, formada pelo impacto de um meteoro. De acordo com estimativas, a quantidade de água armazenada é maior que a do Lago Superior, o maior dos Grandes Lagos. A descoberta traz novas informações para o entendimento da história do planeta vermelho e abre novas fronteiras para futuras missões de exploração.
A descoberta foi feita com base em dados coletados pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter. Os pesquisadores examinaram informações coletadas por um radar de penetração no solo, que revelou o reservatório que se estende por área superior a do estado do Novo México. A profundidade do depósito varia de 80 metros a 170 metros, com composição entre 50% e 85% de água congelada, misturada com poeira e rochas.
— Este depósito provavelmente foi formado pelo acúmulo de neve que formou uma camada de gelo misturado com poeira durante um período na história de Marte, quando o eixo do planeta era mais inclinado do que é hoje — disse Cassie Stuurman, pesquisadora do Instituto de Geofísica na Universidade do Texas e líder do estudo publicado no periódico “Geophysical Research Letters”.Hoje, o eixo de Marte é inclinado em 25 graus, o que faz com que grandes quantidades de gelo se acumulem nos polos. Em ciclos de aproximadamente 120 mil anos, a inclinação do planeta varia para quase o dobro da atual, fazendo com que os polos se aqueçam e a água se espalhe para latitudes médias. Foi durante um desses períodos que o reservatório recém descoberto foi formado.
O volume de gelo armazenado não é tão grande, representando menos de 1% do total conhecido no planeta. Entretanto, é o maior reservatório enterrado sob uma fina camada de solo, de fácil acesso para astronautas em futuras missões. Além disso, a Utopia Planitiaé uma região já conhecida pela Nasa: o módulo Viking 2 pousou no local em 1976.
— Esse depósito é provavelmente mais acessível que a maior parte da água em Marte, porque está em uma latitude relativamente baixa e está numa região plana e lisa, onde pousar uma espaçonave seria mais fácil que em outras regiões com gelo enterrado — disse Jack Holt, da Universidade do Texas e coautor da pesquisa.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.