Extraterrestres? Tempestade solar? GPS falha em Moscou afetando Uber e Pokémon GO




Na última semana o mundo inteiro foi pego de surpresa com vários sites, plataformas de streaming e tudo mais saindo do ar misteriosamente por conta de um ataque de hackers. Contudo, os moradores e visitantes da cidade de Moscou, capital da Rússia, enfrentaram um problema a mais: aplicativos como Uber, Pokémon GO, Google Maps e demais serviços que dependem de coordenadas GPS simplesmente não estão funcionando corretamente.



Eu tenho 40 quilômetros adicionados à minha distância. Aconteceu pelo Kremlin", conta o maratonista Andrey Yegorov em seu perfil no Facebook.

Tempestade geomagnética? Extraterrestres? Terceira guerra mundial? Nada disso! De acordo com Grigory Bakunov, programador da empresa de internet Yandex, essa que ganhou integração com o Arrow Launcher no Android, o motivo para esse problema é o governo russo estaria "brincando" com o sinal de GPS nas proximidades do Kremlin, um complexo fortificado no centro da capital, para evitar o sobrevoo de drones pela área.
O profissional chega a essa conclusão com base no desvio das coordenadas do local para o aeroporto de Vnukovo. Em contrapartida, Dmitry Peskov, porta-voz do presidente russo Vladimir Putin, admite não saber o motivo para o mau funcionamento e que o problema aconteceu com ele mesmo enquanto dirigia recentemente. A questão foi enviada ao Serviço da Guarda Federal pelo representante, responsável por proteger o Kremlin, que se recusou a comentar o caso na última sexta-feira (21).

Pelo visto, ao que tudo indica, esse será mais um dos segredos que o governo russo esconde da população. Lembrando que essa não é a primeira vez que problemas do tipo são identificados. Segundo a mídia russa, o mesmo aconteceu no mesmo aconteceu no mês de junho.

FONTE: http://www.tudocelular.com/curiosidade/noticias/n81029/gps-moscou-russia-uber-pokemon-go.html

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.