ALERTA de TSUNAMI após terremoto de magnitude 7,3 no Japão

TV "NHK" reproduz alerta de tsunami após forte terremoto no Japão - Reprodução



TÓQUIO — Um terremoto de magnitude 6,9 atingiu a costa do Japão na noite desta segunda-feira (manhã de terça-feira no horário local), segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS). Em seguida, autoridades emitiram um alerta de tsunami e foi registrada uma réplica de magnitude 5,3. Até o momento, há registro de ondas com alturas entre 30 centímetros e 1,4 metro. O epicentro do tremor, que foi sentido em Tóquio, foi registrado na costa da província de Fukushima, devastada em 2011 por uma grande tsunami, e a poucos quilômetros da costa leste da Ilha de Honshu, a principal do Japão. A profundidade do terremoto foi de 11,5 quilômetros.

As autoridades japonesas emitiram um alerta de tsunami para a maior parte da costa norte do país e pediram que os moradores de várias localidades, incluindo Fukushima e Tohoku, deixassem suas casas. Segundo a televisão pública "NHK", as ondas poderiam chegar a três metros. A região abriga uma usina nuclear que foi destruída por um grande tsunami em 2011.

Os tremores foram sentidos em diversas cidades às 06h do horário local, enquanto muitas pessoas já estavam acordadas ou se dirigindo para o trabalho. Dezenas de trens bala foram suspensos desde então, e algumas localidades sofrem com a falta de energia elétrica.

A magnitude do terremoto havia sido estimada em 7,3 inicialmente, mas foi revisada logo em seguida. Por enquanto, ha relatos de apenas dusa pessoas levemente feridas em Fukushima.

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, está em uma visita oficial à Argentina. De Buenos Aires, ele afirmou que o governo fará o máximo para responder ao episódio.

Nas redes, internautas publicam vídeos do momento em que o terremoto atingiu a cidade de Fukushima. A veracidade das imagens não foi confirmada.

Um vídeo mostra o momento em que as sirenes de alerta dispararam em Iwaki, cidade a 67 quilômetros do epicentro do terremoto.


Os especialistas da usina nuclear de Fukushima saíram para verificar imediatamente se houve impactos no local, e não foram encontradas mudanças. Um dos reatores foi desligado, mas, segundo autoridades, não há perigo imediata.

Os terremotos são frequentes no Japão que fica em uma das áreas de maior atividade sísmica do mundo. O país costuma registrar cerca de 20% dos terremotos de magnitude acima de 6 pontos do planeta.


Tremores tiveram epicentro na costa perto de Fukushima - USGS
Em março de 2011, uma forte tsunami atingiu o Japão depois de um terremoto de magnitude 9. A catástrofe fez 18 mil vítimas fatais e provocou um acidente nuclear em Fukushima. Os núcleos de três reatores se fundiram e dezenas de milhares de pessoas foram obrigadas a deixar suas casas. Neste ano, cinco anos após a tragédia, uma cerimônia relembrou o trauma com um minuto de silêncio.






FONTE: http://oglobo.globo.com/mundo/japao-emite-alerta-de-tsunami-apos-terremoto-de-magnitude-69-20513145

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.