NASA : Video mostra poderoso furacão Matthew visto do espaço

Tormenta já atingiu a costa do Haiti e ameaça Cuba e Jamaica

RIO — Com ventos de até 230 km/h, o furacão Matthew tocou a terra nesta terça-feira, no Haiti, levando pânico para o país e os vizinhos Cuba e Jamaica, que também devem ser atingidos pela tormenta. Do espaço, o poderoso fenômeno natural foi captado por câmeras instaladas na Estação Espacial Internacional, em vídeo impressionante.

As imagens foram captadas a 400 quilômetros de altitude, na tarde de segunda-feira. É possível observar o olho do furacão e o redemoinho de nuvens no entorno cobrindo toda a região do Caribe. De acordo com a agência espacial americana, o furacão Matthew vai provocar “poderosas tempestades” na Ilha Espanhola, que abriga o Haiti e a República Dominicana.
Os ventos com força de furacão se extendem por uma área de 45 quilômetros de diâmetro do centro, mas os ventos fortes, com força de tempestade tropical, se espalham por área de 315 quilômetros.
O Matthew é classificado como um furacão de categoria 4 na escala Saffir-Simpson, que vai até 5. Flutuações na intensidade são esperadas durante os próximos dias, mas ele deve continuar como um poderoso furacão pelo menos até quarta-feira.
No Haiti, os poderosos ventos acompanhados por tempestade já provocaram a morte de ao menos uma pessoa, e outra está desaparecida. Em Cuba, mais de 300 mil pessoas foram retiradas de suas casas por questões de segurança.

Fonte http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/video-da-nasa-mostra-poderoso-furacao-matthew-visto-do-espaco-20230824

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.