Maior lua de Saturno pode abrigar vida, diz Nasa

Segundo a AgĂȘncia Espacial Norte-Americana, o grande oceano subterrĂąneo de Enceladus pode ser ideal para se achar alguma forma de vida

A sonda espacial Cassini, que desde 2004 analisa oplaneta Saturno e sua sexta e maior lua, Enceladus, pode ajudar a AgĂȘncia Espacial Norte-Americana (Nasa) a entender se existe realmente alguma possibilidade de se encontrar vida nesse satĂ©lite natural.

Enceladus, que possui quase 500 km de diĂąmetro, Ă© composta por uma superfĂ­cie congelada, como se fosse uma crosta de gelo, e, logo abaixo dela, se encontra um gigantesco oceano. O nĂșcleo da lua Ă© inteiramente sĂłlido. O que os cientistas da Nasa estĂŁo analisando Ă© a possibilidade de se encontrar alguma espĂ©cie de ser vivo habitando essa ĂĄgua subterrĂąnea.

A sonda Cassini jĂĄ fez "mergulhos" de aproximação da superfĂ­cie de Enceladus, chegando a uma altitude de "apenas" 48 km em outubro de 2015. Com isso, foi possĂ­vel capturar amostras de poeira e dos jatos de vapor que sĂŁo liberados pelo polo sul da lua de Saturno. Esses materiais ajudarĂŁo os pesquisadores a descobrirem se os elementos que jĂĄ existem por lĂĄ estĂŁo entre os considerados essenciais para a manutenção da vida.

"As imagens surpreendentes enviadas por Cassini nos ajudam a ter uma visĂŁo bem aproximada de Enceladus, mas, as descobertas mais excitantes ainda estĂŁo por vir", diz Linda Spilker, cientista integrante do Instituto de CiĂȘncias Espaciais da Nasa, em comunicado enviado Ă  imprensa.

O que os especialistas da agĂȘncia jĂĄ sabem Ă© que o oceano subterrĂąneo da lua de Saturno estĂĄ se tornando alcalino. Isso porque reaçÔes geoquĂ­micas estĂŁo ocorrendo a todo momento. O nĂșcleo sĂłlido de magnĂ©sio e ferro de Enceladus estĂĄ reagindo com a ĂĄgua, deixando o pH mais alto, ou seja, acima de 7, que Ă© considerado bĂĄsico (lembrando que pH abaixo de 6 Ă© ĂĄcido). Esse processo geoquĂ­mico tambĂ©m jĂĄ foi observado na Terra, no meio do oceano AtlĂąntico. E, por aqui, formas de vida subaquĂĄticas coexistem com esse ambiente alcalino.

Nenhum comentĂĄrio:

Tecnologia do Blogger.